ALCANÇANDO O SUCESSO 0 Fp. 3:12-16

ALCANÇANDO O SUCESSO

(Fp. 3:12-16)

 
INTRODUÇÃO: Paulo ao escrever aos cristãos de Filipos usa de uma abordagem muito diferente do que é vista em outras de suas cartas às comunidades cristãs da época. Sua elucidação foca uma avaliação segura e positiva diante de cristãos que tinham motivações bastante centradas no ideal da fé e, portanto gente que levava a caminhada com Cristo muito a sério. Na verdade Paulo ao escrever aos cristãos de Filipos expressa sua satisfação pela forma como aqueles irmãos estavam sendo conduzidos pela verdade, dando ênfase para que eles vivessem a plenitude da alegria no serviço cristão. Aqui no capítulo três vemos o apóstolo fazendo uma analogia da vida cristã com a atividade de um atleta, onde ele emprega a ação do corredor com o amadurecimento espiritual do cristão, nos chamando a vivermos uma vida bem sucedida a qual exige postura de determinação como aquela vista em um corredor. Estamos começando um novo ano, e quero convocar os amados irmãos a vivermos um novo tempo (pastor, membresia, culto e comunidade) em nossa jornada como igreja Batista Manancial.
Queria pensar com os queridos hoje à luz deste texto sobre uma verdade bastante simples e que precisa nortear a vida de nossa igreja se quisermos ter um ano bem sucedido.
 

O SUCESSO NA BUSCA PELO ALCANÇAR O ALVO PASSA PRIMEIRO PELO CRESCIMENTO

 

RECEITAS PARA ALCANÇAR SUCESSO NO BUSCAR DO ALVO QUE PASSA

PRIMEIRO PELO CRESCIMENTO

 
I-                   VIVER COM PERSISTÊNCIA NUM FOCO (V 12 b E 13 a)
Como um corredor é preciso que entendamos que:
v  Você está numa competição independente de ainda não tê-la conquistada pleno e totalmente, existe a necessidade de preparo (Rm. 8:29; I Jo. 3:2; II Ts. 2:13-14)
v  Nesta competição que é a vida cristã é necessário que haja determinação em estar comprometido com o ideal da vida (maturidade) (Ef. 4:13)
v  Sabedores que o Senhor Jesus já fez a sua parte para possibilitar a minha
v  Enfim nesta competição é preciso que o foco pelo viver o ideal de Deus tenha objetivos bem definidos para alcançarmos o final da prova (Hb. 12:1)
 
II-                VIVER COM ATITUDE DE BUSCA (V 13)
Como um corredor cristão é necessário que saibamos também que:
v  Precisamos ter sempre um pensamento norteador na busca pelo sentido do ser semelhante a Cristo (I Co. 9:24)
v  A atitude de definir algo começa sempre com a prontidão para se dispor afirmando compromisso no buscar o alvo (At. 20:24)
v  Sendo assim é preciso eu assumamos posições claras que dinamizem o exercício pleno da atividade do ser cristão com atitude.
 
III-             VIVER SEM AS MÁS LEMBRANÇAS DO PASSADO (V 13 b)
Como um corredor cristão é essencial que consideremos que
v  Ser desviado pelo passado enfraquece os esforços da pessoa no presente (I Tm. 1:12-16)
v  O passado não pode servir de parâmetro para as novas tomadas de decisões seja ele positivo ou negativo, porém é um elemento catalisador que nos motiva a não errarmos.
v  Infelizmente muitas pessoas são dominadas pelas lembranças do passado e vivem a dimensão de um ministério travado e sem o sucesso que caracteriza o verdadeiro cristão. (II Co. 5:17)
CONCLUSÃO: Qual a sua perspectiva para sua vida neste novo ano que se inicia? Você quer e vai viver como um vencedor? Sua persistência no foco vai ser encarada daqui para frente com muito mais persistência? Você está preparado para viver uma vida com atitude em busca do ser semelhante a Cristo? Que tipo de resposta você vai dar ao passado que tenta manipulá-lo e influencia-lo a viver uma vida aquém daquela que Cristo tem para seus filhos?
Pr. Carlos Norberto da Silva

Leave a Reply