ENXERGANDO A VIDA DO PONTO DE VISTA DE DEUS – Tg. 4:14-15; I Pe. 2:11

ENXERGANDO A VIDA DO PONTO DE VISTA DE DEUS

(Tg. 4:14-15; I Pe. 2:11)

 
INRODUÇÃO: Seu modo de enxergar a vida molda sua vida. Seu modo de definir a vida determina seu destino.
Uma das melhores formas de compreender os outros é perguntar-lhes: “Como vê a sua vida?”. Você descobrirá que existem tantas respostas quanto existem pessoas. Já me disseram que a vida é um circo, um campo minado, uma montanha-russa, um quebra-cabeça, uma sinfonia, uma jornada e uma dança ou ainda um carrossel que às vezes fica apenas dando voltas ou a vida é uma bicicleta de dez marchas, com engrenagens que nunca usamos ou a vida é um jogo de cartas que você tem de jogar com o que lhe deram.
Se eu perguntasse como você imagina a vida, qual figura lhe viria à mente? Tal imagem é sua metáfora de vida. Metáforas de vida são expressas por meio de roupas, joias, carros, penteados, adesivos e até mesmo tatuagens.
Sua não verbalizada metáfora de vida influencia sua vida mais do que imagina. Determina suas esperanças, valores, relacionamentos, metas e prioridades. Por exemplo: se você pensa que a vida é uma festa, seu principal valor é divertir-se, uma corrida, valorizará a velocidade apressando a maior parte do tempo, se uma maratona valorizará a resistência, uma batalha ou um jogo, vencer será tudo!
Qual é a sua visão da vida? Você já parou para pensar que pode estar fundamentada em uma metáfora falsa? Para cumprir os propósitos que Deus lhe deu, terá de contestar o pensamento convencional e substituí-lo pelas metáforas bíblicas da vida. A bíblia diz: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus…” (Rm 12:2)

A bíblia oferece três metáforas que nos ensinam a visão divina da vida:

 
I-                   A VIDA NA TERRA É UM TESTE

  • Esta metáfora é vista em histórias ao longo de toda a bíblia, Deus continuamente testa as pessoas (200 vezes = testar)
  • Deus provou Abraão ao pedir seu filho e Jacó quando teve que trabalhar por Raquel
  • Adão e Eva foram reprovados no teste do jardim do Edem
  • A Bíblia nos dá muitos exemplos de pessoas que passaram no teste (José, Rute, Ester e Daniel)
  • Testes servem para manifestar o caráter das pessoas
  • Você está sempre sendo testado e principalmente naquilo que é o seu grande desafio, tal como mudanças, promessas demoradas, problemas impossíveis, orações não respondidas, críticas imerecidas ou tragédias inesperadas.
  • Um teste importante é o de sentirmos a distância de Deus diante de um problema (II Cr. 32:31)
  • Testes podem ser difíceis de digerir, mas Deus quer que você os supere com sua graça (I Co 10:3; Tg 1;12)

 
II-                A VIDA NA TERRA É UMA INCUMBÊNCIA DE CONFIANÇA

  • Nesta segunda metáfora aprendemos que nosso tempo, energia, inteligência oportunidades, relacionamentos e recursos são dádivas que Deus nos confiou para cuidarmos e administrarmos.
  • Somos mordomos e administradores, sendo que Deus é o dono de tudo e de todos (Sl. 24:1)
  • Quando Deus criou os primeiros pais os incumbiu para administrarem sua propriedade (Gn. 1:28)
  • Tudo que temos a ser administrado veio de Deus e é parte do nosso propósito de vida (I Co. 4:7b)
  • Podemos exemplificar este princípio da mordomia com alguém que recebe gratuitamente uma casa para passar férias (I Co. 4:2)
  • Os valores culturais dizem que quando usamos não precisamos cuidar do que não é nosso, mas os cristãos vivem por outro padrão (Mt. 25:14)
  • Você será avaliado no fim de sua vida conforme o desempenho ao lidar com o que Deus lhe confiou, por isso o dinheiro e os bens materiais em nossa vida é um teste (Lc. 16:11)
  • A forma de administrar seu dinheiro impedirá ou não o agir de Deus em sua vida (Lc. 12:48)

 
III-             O MUNDO NÃO É MEU LAR

  • Duas verdades que precisam nortear nossa vida aqui na terra nesta metáfora: a) a vida é muito curta, b) a terra é uma morada temporária (Sl. 39:4-5)
  • Aqui não é o nosso destino final, estamos aqui de passagem nos preparando para a eternidade (I Pe. 1:17)
  • Pessoas que vão para outros países precisam de visto e passaporte ou cartão de identidade, o cristão tem o seu cartão assinado por Jesus e por isso Deus nos diz que nossa mentalidade tem que ser diferente (Fp 3:17 ; 4:1)
  • Como embaixadores de Deus precisamos ser fiel àquele que nos deu tamanha responsabilidade (II Co. 5:20; I Co. 4:2)
  • Precisamos sempre estar alertas para não trair o Senhor nos envolvendo com negócios desta vida (I Pe. 2:11; I Jo. 2:15-17)
  • Por sermos peregrinos na terra estamos expostos a todo tipo de dificuldade (Jo. 15:18-19; Jo. 16:20 e 33)

Adaptado Uma vida com propósito

Leave a Reply