O líder cheio do Espírito Santo – Mc. 5:1-20

O LÍDER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO

Texto: Marcos 5.1-20

 

Introdução: Queridos líderes, todos nós sabemos que a vontade do Senhor é que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (1 Tm 2.4). No entanto, precisamos entender que esta é uma obra totalmente espiritual, jamais poderemos realizá-la pelo braço da carne. A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que se colocaram nas mãos de Deus, homens que se renderam, não somente por quarenta dias, mas, entregaram-se completamente ao governo e direção do Espírito Santo por toda a sua vida.
Exemplos: João Batista (Lucas 1.15); Zacarias (Lucas 1.67); Pedro (Atos 4.8); Estevão (Atos 7.55); Paulo (Atos 9.17; 13.9); Barnabé (Atos 11.24).
Todos estes foram grandemente usados por Deus para realizar a sua obra. Porém, hoje, quero junto com você observar as atitudes do Líder que influenciou e desafiou a vida de todos estes homens a serem discípulos cheios do Espírito Santo, e que hoje, influenciará e transformará a sua e a minha vida.
Quero hoje, junto com você, olhar para Jesus, aprender e assimilar algumas das características de um líder cheio do Espírito Santo (Lucas 4.1).
 
1 – DISPOSIÇÃO (Mc 4.35).
a)      Depois de um dia de trabalho, um dia bastante cheio com a agenda apertada. Jesus olha para os seus discípulos e diz: Passemos para a outra margem”.
b)     Queridos, o texto diz que já era tarde. Precisamos aprender com Jesus: Nunca é tarde quando se trata de uma alma preciosa, nunca o cansaço físico será mais importante do que o esforço para se alcançar uma vida.
c)      Havia alguém importante na outra margem, e Jesus sabia disso! Como você tem olhado para as pessoas que estão na outra margem? Como você enxerga o seu vizinho? Seu colega no trabalho? Na faculdade, na escola?
 
2 – ENSINA PELO EXEMPLO (Mc 4.37-40).
a)      Queridos, qual é a sua atitude diante das adversidades da vida? A Bíblia diz que os discípulos ficaram apavorados, mas, em contrapartida, Jesus estava dormindo sobre o travesseiro. O que isso nos ensina: O líder cheio do Espírito Santo, não se desespera diante das circunstâncias adversas da vida, ele tem a paz de Cristo que excede todo o entendimento.
b)     O líder cheio do Espírito Santo, usa a sua autoridade e aplica a palavra de fé: “Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança” (v.39).
c)      Amado líder, aplique a palavra de fé na sua célula, diga que ela vai crescer, vai multiplicar, os M.D.As vão romper, vai fluir nos dons. Vamos alcançar a cidade.
 
3 – SEMPRE ALCANÇA O SEU ALVO (Mc 5.1).
a)      Jesus não prometeu aos seus discípulos uma viagem tranqüila, mas ele afirmou que todos chegariam à outra margem. “Passemos para a outra margem” (v.35).
b)     Irmãos porque é que temos dificuldade de acreditar na Palavra de Jesus. Se Ele falou, ele vai fazer! Aleluia! Creia, pois tudo é possível ao que crê! (Mc 9.23).
c)      Irmãos a palavra de Deus nos ensina pedirmos às nações que Ele nos dará (Sl 2.8). Que tal começarmos pedindo a nossa cidade? Mas para isso, é necessário disposição para orar, é preciso ensinar pelo exemplo. Exemplo: Vigília…
 
 
4 – ATRAI AS PESSOAS (Mc 5.2).
a)      O texto diz que: Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, um homem possesso de espírito imundo.
b)     Queridos, alguém cheio do Espírito Santo, não somente atrai as pessoas, mas também, importa-se com o seu bem-estar físico, emocional e espiritual.
c)      Quando Jesus olhou aquela cena! Imediatamente repreendeu o espírito imundo. Jesus não repreendeu aquele homem, Ele repreendeu o espírito imundo. Irmãos a nossa luta não é contra sangue e carne… Não julgue as pessoas, Deus é o juiz de toda a terra, antes, tenha compaixão, ore e liberte-as em nome de Jesus (Mt 10.7-8).
 
5 – VÊ AS PESSOAS PELA ÓTICA DO ESPÍRITO (Mc 5.3-5).
a)      Como você tem enxergado às pessoas que se aproximam de você? Qual é o seu olhar para com àqueles que Jesus comprou com o seu próprio sangue? Aqueles que são imagem e semelhança de Deus? Como você olha para as pessoas da sua célula?
b)     A Bíblia nos ensina a maneira correta de se viver e enxergar as pessoas. E uma pessoa cheia do Espírito Santo enxerga assim (2 Co 5.15-17).
c)      Jesus olhou para aquele homem e viu um poderoso líder; Ele viu um lar reconstruído e uma família abençoada; Jesus enxergou pelas lentes do Espírito um pregador incansável do evangelho, um missionário que influenciaria milhares de pessoas; um homem que através do seu testemunho de vida, traria um poderoso avivamento para outras cidades (Mc 5.20).
 
6 – VALORIZA AS PESSOAS (Mc 5.14-17).
a)      Queridos, um líder cheio do Espírito Santo valoriza as pessoas em detrimento das coisas. Aquele homem estava preso pelos grilhões do inferno, sua família estava destruída, sua vida sem perspectiva, mas ele encontrou alguém cheio do Espírito Santo, alguém que valoriza as pessoas. Aquele homem teve um encontro com Jesus que também libertou você e eu.
b)     Irmãos, os gerasenos, são aquelas pessoas que não se importam com os demais, são àqueles que valorizam as coisas “porcos” em detrimento das pessoas. São pessoas insensíveis para com a necessidade do próximo. Os gerasenos foram aqueles que expulsaram Jesus de “sua terra” (v.17).
c)      Como você tem valorizado as pessoas?
d)     Você não é um geraseno egoísta, você é um filho de Deus, lavado e remido pelo sangue do Cordeiro. Portanto, viva como tal, pois nós, não temos nada neste mundo, a nossa pátria está nos céus (Fp 3.20).
 
CONCLUSÃO: Queridos líderes, o Senhor Jesus nos chama hoje, sermos verdadeiros discípulos, que fazem da renúncia um estilo de vida, com o único objetivo de obedecer e agradar a Deus (Lc 14.33). No contexto deste fato, Jesus acabara de ensinar seus discípulos sobre o Reino de Deus e logo a seguir partiu com seus discípulos para vivenciá-lo (Mc 4.30-32). Assim são os líderes cheios do Espírito Santo, eles vivem o que pregam (Atos 1.1).
Jesus disse que faríamos obras maiores (Jo 14.12); Paulo escreveu que aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele. Portanto, nós podemos amar como Ele nos amou (Jo 13.34-35). O apóstolo Pedro escreveu que Jesus nos deixou o exemplo para que sigamos os seus passos, e este é o nosso desafio (1 Pe 2.21). Naquela ocasião os discípulos aprenderam a lição e imitaram o Mestre (Mc 6.7,12-13).
 
Pr. Helber Antonio dos Santos

Leave a Reply