FIÉIS AO COMPROMISSO COM A FÉ
(Gl. 3: 1 A 14)
INTRODUÇÃO: Um puxão de orelhas bem dado, é isto que vejo o apóstolo Paulo fazendo com os cristãos da Galácia nesta narrativa que está diante de nós. Veja bem que a situação em voga aqui mostra-nos que havia um problema de ordem funcional com a igreja da Galácia, a qual estava perdendo a sua identidade como organização cristã, sendo que Paulo deixa claro que a igreja estava andando por um outro caminho (1:6) e não o caminho da fé. Na sua abordagem apologética Paulo além de se mostrar indignado com esta situação procura também chamar os irmãos da Galácia a voltarem ao exercício da fé genuína, e é importante ressaltarmos que ele aponta para os benefícios que aqueles irmão não estavam se atendo , precisando assim urgentemente de uma mudança de comportamento que passava pela quebra do feitiço ou sedução que os dominava (3:1) e enxergando assim novamente tais benefícios, que são tão necessários para o sucesso da vida cristã. Paulo chama estes irmãos novamente a seguirem por um caminho melhor e mais excelente e por isso nossa sugestão de lição principal nesta narrativa de hoje é:
É DESEJO DE PAULO (E DE DEUS) QUE NÃO DEIXEMOS DE ANDAR COMPROMETIDOS COM OS CAMINHOS DA FÉ
RESULTADOS QUE EXPERIMENTAMOS QUANDO ESTAMOS COMPROMETIDOS COM OS CAMINHOS DA FÉ
I- SOMOS PORTADORES DO ESPÍRITO (V 2)
ü A presença do Espírito é prerrogativa de um grupo seleto de pessoas (Ef. 1:13 e 14)
ü Só aqueles que tem o Espírito é que pertencem a Deus (Rm. 8:9)
ü O maior presente que podemos receber depois da salvação em Jesus é o Espírito Santo morando dentro de nós (Mt. 3:11; Rm. 8:15-17)
II- SOMOS RECEPTORES DOS MILAGRES DE DEUS (V 5)
ü Um dos trunfos que o cristão tem ao seu dispor é ter um Deus que opera milagres (Sl. 72:18)
ü É importante frízer que tais milagres são também produtos da ação do Espírito em nós (I Co. 12:10)
ü Não podemos ignorar este mover especial da parte de Deus no qual somos os alvos (Hb. 2: 1-4)
III- SOMOS JUSTIFICADOS E ABENÇOADOS POR DEUS (V 6-9)
ü Embora pecadores, porém movidos pela fé, somos aceitos na família de Deus (Ef. 2:19-21)
ü Somos parte da semente de bênção que foi plantada em Abraão (I Pe. 1:23)
ü Não temos méritos nenhum em sermos contemplados com tamanha bênção, isto é resultado da graça de Deus (Tt. 3:4-7; Rm. 5: 1 e 2)
IV- SOMOS DIRIGIDOS POR UM NOVO SENTIDO DE VIDA (V 10-12)
ü Este novo sentido de vida é bem diferente do anterior que nos tornava escravos amaldiçoados por se basear em obras da lei (Gl. 3:23; Rm. 4:14-15)
ü Hoje muitos estão frustrados e decepcionados porque suas vidas não têm sentido, conosco é diferente (Ef. 2:1-5; Jo. 8:12)
ü Vivemos não baseados naquilo que é transitório, mas naquilo que é eterno (II Co. 4:18)
CONCLUSÃO: Você como portador do Espírito tem deixado Ele governar plenamente sua vida e como conseqüência deste governo tem experimentado os milagres de Deus. O que significa para você o ser justificado e abençoado por Deus? Algo relevante ou conscientemente sem importância? Por qual sentido sua vida tem sido dirigida, por um criado por você ou pelo da Palavra de Deus.
Pr. Carlos Norberto da Silva