UMA MENSAGEM DE VITÓRIA (Is 9:1 a 7)

INTRODUÇÃO: Gostaríamos de refletir neste momento magnânimo sobre a essência do Natal. E é impressionante que o texto em pauta no dia de hoje consegue nos explicar com exatidão sobre o significado deste momento que denominamos NATAL. Gostaria de ressaltar duas coisas importantes: primeiro é que o Natal é uma festividade de doação e segundo sobre as qualidade e virtudes explícitas naquele que é o Senhor do Natal. Porém o nosso foco principal hoje é sobre as implicações ou resultados que o nascimento de Jesus tem sobre a humanidade como o elemento redentor do homem. O nosso tema de hoje nos fala de vitória, e este texto nos mostra este lado triunfal consequente da vinda do Filho de Deus ao mundo, portanto nossa lição de hoje é:

LIÇÃO CENTRAL

SÓ ATRAVÉS DA VINDA E DA VIDA DE JESUS É QUE O HOMEM TEM VITÓRIA

LIÇÕES DIDÁTICAS

RESPOSTAS ENCONTRADAS NO TEXTO QUE NOS MOSTRA QUE SÓ ATRAVÉS DA VINDA E DA VIDA DE JESUS É QUE O HOMEM TEM VITÓRIA

1 – VITÓRIA DA GLÓRIA SOBRE A AFLIÇÃO (V1)
  • A Galileia era a terra de gente escrava, atrasada, pobre, espoliada, inculta, marginalizada, esquecida. Mas Jesus viveu na Galileia, ensinou as multidões, curou os enfermos, libertou os cativos e restaurou a dignidade das pessoas. Aonde Jesus chega, ele restaura o desvalido, ele ergue o caído, ele exalta o abatido. Maria cantou o MAGNIFICAT “O Senhor dispersou os que no coração alimentam pensamentos soberbos. Derrubaram dos seus tronos os poderosos e exaltou os humildes.” Onde Jesus está o aflito encontra consolo, o perdido acha o caminho da vida, o escorraçado levanta-se com dignidade e a Galileia que jazia em trevas encontra a luz mais fulgurante.
2 – VITÓRIA DA LUZ SOBRE AS TREVAS (V2)
  • Trevas falam de ignorância, cegueira, engano, mentira, perdição e miséria. Onde Jesus está ausente, aí prevalece o pecado, o vício, a escravidão e a cegueira espiritual. Porém, quando Jesus chega em uma vida raia a luz. No nascimento de Jesus houve luz em plena noite. Ele é o Sol da Justiça. Jesus é a verdadeira luz que veio ao mundo. Quem o segue não andará em trevas. Luz é conhecimento. Jesus veio para revelar o Pai. Ele é Deus feito carne. Ele é a exegese de Deus. Luz é pureza. Jesus é puro e o purificar. Luz é vida. Quando Jesus entra no coração de uma pessoa ele quebra o jugo da escravidão e estabelece a verdadeira liberdade.
3 – VITÓRIA DA ALEGRIA SOBRE A TRISTEZA (V3)
  • Aonde Jesus chega nasce a verdadeira alegria. O Natal foi anunciado como boa nova de grande alegria para todo o povo. Hoje, as pessoas vivem entrincheiradas pela tristeza. Elas têm diversão, mas não alegria. Elas promovem festas e banquetes, mas não experimentam alegria. Elas têm dinheiro, sucesso e fama, mas nada disso preenche o vazio do coração. Só Jesus oferece a alegria que satisfaz. Só na presença de Deus há alegria verdadeira. A alegria que Jesus dá é ultra circunstancial. Ela brota no meio das lágrimas, cresce no deserto da vida, frutifica na dor e se mantém firme mesmo diante da morte.
4 – VITÓRIA DA LIBERTAÇÃO SOBRE A OPRESSÃO (V4)
  • O Jesus do Natal foi “ungido com o Espírito Santo para curar todos os oprimidos do diabo”. Ele veio pregando boas novas aos quebrantados, curando os quebrantados de coração e libertando os cativos. Onde há luto e cinzas, ele traz o fulgor da sua glória. Onde há pranto e dor, ele derrama o óleo da sua alegria. Onde há espírito angustiado, ele inspira canções de louvor. Só Jesus pode libertar o homem da tirania do pecado. Só Jesus pode arrancar o homem do império das trevas e da potestade de Satanás. Só Jesus tem poder para despedaçar todo jugo que nos oprime e declarar nossa alforria.
5 – VITÓRIA DA PAZ SOBRE A GUERRA (V5)
  • Onde o Jesus do Natal reina acabam as facções, as guerras, os conflitos, os preconceitos. Vivemos num mundo fragmentado e esmagado pelo ódio. Nações se levantam contra nações. Há conflitos raciais desumanos. Há contendas dentro da família. Há guerra dentro do coração do homem e da mulher. O ser humano é uma guerra civil ambulante. A maior necessidade das pessoas não é de mais dinheiro, mais conforto ou mais diversão. A nossa maior necessidade é de Jesus. Onde ele reina não há espaço para o ódio, para a mágoa nem para a vingança. Aonde Jesus chega reina o amor, o perdão e a reconciliação, pois ele é o Príncipe da Paz!
6 – VITÓRIA DO REINO DE DEUS SOBRE OS REINOS DO MUNDO (V7)
  • Onde Jesus está, aí está presente o Reino de Deus. Aonde ele chega, aí chega o domínio de Deus. Onde está o Rei, aí está o Reino. Esse Reino não é geográfico, político ou ideológico. Ele não é conquistado pela força nem pelas armas. O Reino de Deus é o Reino de Justiça, paz e alegria do Espírito Santo. Este Reino é o governo de Jesus nos corações. É o senhorio de Jesus sobre a vida daqueles que confessam o seu nome. Este Reino está entre nós e dentro de nós. Porém, ele será plenificado na Segunda vinda de Jesus. Este Reino avança vitorioso. Ele é indestrutível, inabalável, eterno. Reis caem, nações deixam de existir, mas o Reino de Cristo permanece para sempre. Este Reino governará de mar a mar e a terra se encherá do conhecimento do Senhor como as águas cobrem o mar. Todo joelho vai se dobrar diante de Jesus e toda a língua vai confessar que Jesus é o Senhor para a glória de Deus Pai.

CONCLUSÃO: Portanto é importante lembrarmos que o Natal não é uma data qualquer, o Natal é um momento de vitória, porém somente aqueles que têm sua vida entregue ao salvador Jesus pode corretamente celebrar este momento sem igual na história da humanidade.

FELIZ NATAL!!!

Pr. Carlos Norberto da Silva
 

Leave a Reply