QUANDO TUDO PARECE PERDIDO – Lc. 24:13-27

QUANDO TUDO PARECE PERDIDO

( Lc. 24:13-27)

 
INTRODUÇÃO: Se queremos viver um ano bem sucedido na perspectiva de experimentarmos um novo tempo é imprescindível que tratemos com certos limites do nosso comportamento descrente em meio às situações contrárias. Nem sempre as situações contrárias são evidência de que algo pode estar perdido. Na experiência destes dois discípulos que saem de Jerusalém para Emaús podemos verificar os riscos que corremos por dedução de uma situação que parece perdida, porém não o esta. Quando tudo parece perdido no âmbito da fé cristã precisa-se ter outra forma de leitura da situação e não aquela que é pessimista e derrotista na nossa cabeça, como se fosse o fim. Por isso gostaria de pensar com os amados hoje sobre a maneira como estes discípulos reagem diante do fato da morte de Jesus, e por isso uma frase que vem à minha mente embasada no texto é que:
 

É PRECISO ACREDITAR PARA NÃO SERMOS DOMINADOS POR UM

SENTIMENTO DE APARENTE PERDA

 

EXPRESSÕES EM DISCÍPULOS QUE COMPROVAM O SENTIMENTO DE QUE TUDO PARECE PERDIDO

 
I-      SAÍDA DO LUGAR DE DEVOÇÃO (V 13)
v Quando o sentimento de aparente perda chega somos levados a sair do nosso lugar de devoção (I Pe 4:12-13)
v Existe uma tendência moderna na qual nós somos levados a termos este mesmo comportamento
v Independente do momento que vivemos nunca deveríamos sair do lugar da nossa devoção (I Co 15:58)
 
II-      DEMONSTRAÇÃO DE CEGUEIRA EM MEIO À PRESENÇA DE JESUS (V 14-16)
v Este sentimento tem também o poder de produzir cegueira mesmo em meio à presença de Jesus (Jo14: 8-10)
v Muitos estão com a solução bem ao seu lado, mas não conseguem enxerga-la  (Jo 11:32)
v Precisamos estar atentos para que diante de tais sentimento não venhamos a nos tornar cegos à ação e presença de Jesus (Mt 28:20)
 
III-    MANIFESTAÇÃO DE TRISTEZA DIANTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS (V 17-18)
v A tristeza é um dos resultados produzidos quando sentimos aparentes perdas em nossas vidas (Sl 42:5-6)
v Muitos são levados a experimentar níveis de sentimentos ao serem levados pelo fator circunstancial (Tg 1:2)
v É preciso conhecimento apurado para que não sejamos vítimas da tristeza circunstancial (Jo 16:20-22)
 
IV-     DECLARAÇÕES SEM FÉ DIANTE DE FATOS SEGUROS (V 19-24)
v Por causa de tal sentimento fazermos declarações que não representam o teor da nossa fé (Jo 21:15-17)
v Muitos falam, discursam e até defendem a fé cristã, porém, o sentimento de aparente perda produz insegurança em suas vidas
v É essencial que as nossas convicções de fé não sejam só faladas , mas evidenciadas por meio de um viver seguro (Rm 12:1-2)
 
CONCLUSÃO: Querido você só terá uma caminhada vitoriosa se começar a ver as situações pela ótica de Deus e não a sua própria, por isso quando tiver que lidar com aquilo que é uma aparente perda não dê a sentença final como se fosse o fracasso total, exercite sua confiança no Senhor Deus que trabalha em seu favor (Is. 64:4). Talvez você que esteja aqui hoje precise ver a vida diferentemente, enxerga-la com fé de que a ação divina não é algo condicional, mas que Deus pode fazer a situação mudar totalmente de figura, por isso tire lições daquilo que parece ser uma perda, porém trata-se de um grande livramento e agir do Senhor! Que Deus nos ajude a caminharmos com fé e não nas nossas deduções de perdas!
Pr. Carlos Norberto da Silv

Leave a Reply