EDIFICANDO CERTO – Lc. 6:46-49

EDIFICANDO CERTO

(Lc. 6:46-49)

 
INTRODUÇÃO: Penso que uma das maiores tragédias no meio cristão desta geração seja a sua inconsistência existencial em relação a conceitos delineadores do cristianismo bíblico. Vivemos um tempo de absurdos conceitos que permeiam o comportamento humano e que muitas vezes se tornam regras de conduta comportamental no contexto de vida de muita gente que se chamam “cristãos”, e sendo assim se faz necessário que busquemos uma reforma urgente no modo de refletir e ponderar tais questões absurdas no meio do cristianismo evangélico de nossos dias. As questões da reflexão teológica, a leitura do real padrão bíblico de viver, os modismos gospel, bem como certos aspectos da ética sejam os maiores dramas desta superficialidade que vivemos em nossos dias. O texto que está diante de nós hoje nos convida a edificarmos a nossa casa espiritual de maneira correta e em lugar adequado, bem como apontando os resultados que experimentamos quando assim não o fazemos. Podemos ver também nesta narrativa sobre as características visíveis em gente que busca fazer a coisa certa ou seja gente que não quer lidar com o desconforto de ver a casa ruir. Embora este grupo seja o menor somos desafiados a agir em sintonia com ele, partindo do pressuposto que nossa vida não pode e não deve ser marcada pelo destempero da inconsistência do pensamento pós-moderno. Jesus nos ensina nesta narrativa uma lição preciosa que deve direcionar o nosso jeito de construir, Jesus nos ensina que:
 

NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CASA É PRECISO EDIFICAR CERTO

MARCAS QUE CARACTERIZAM AQUELES QUE EDIFICAM CERTO

 
I-                   MARCA DA OBEDIÊNCIA (V 46-47)
ü  Chamar Deus de Senhor não significa seu senhorio em nossa vida (Mt. 7:21)
ü  A obediência ao mandamento de Deus irá expressar a natureza da nossa edificação (Fp. 2:12-13)
ü  Ouvir e praticar a palavra é o caminho para a edificação certa (Tg. 1:22-25)
ü  Obediência é uma marca que caracteriza fortemente aqueles que edificam certo (Rm. 6;16-17)
 
II-                 MARCA DA DEPENDÊNCIA (V 47)
ü  O ato de vir a Jesus é o início de uma caminhada e edificação bem sucedida (I Pe. 2:4-5)
ü  Vir a Jesus é uma demonstração de dependência de sua soberania na edificação (Jo. 6:67-68)
ü  Jesus tem sempre nos chamado a exercitar dependência em sua pessoa e obra (Jo. 15:5)
ü  Dependência é também uma marca característica em quem edifica certo (I Co. 3:6-10)
 
III-              MARCA DA PROFUNDIDADE (V 48)
ü  No processo da construção exige trabalho profundo de escavação (Pv. 25:2)
ü  Bem como colocar uma base profunda sobre o lugar sólido que é Jesus (Sl. 18:2)
ü  Vidas edificadas solidamente nunca sofrerão com as adversidades que se levantam para derrubar o que está construído (Ef. 2:19-22)
ü  A profundidade na qual está edificada a nossa fé mostrará de fato quem somos (Cl. 2;6-10)
 
CONCLUSÃO: Estas marcas estão evidenciadas no seu jeito de construir? A obediência ao Senhor Jesus é incondicional, mesmo que você tenha que fazer algo que não lhe seja muito confortável? No ato de edificar sua casa (vida) espiritual você tem aprendido a confiar e depender em tudo no Senhor? Você se considera um crente ralo, inconstante ou alguém que está buscando viver a fé de forma profunda e abrangente no processo de edificação espiritual? Você está edificando certo?
Pr. Carlos Norberto da Silva

Leave a Reply