O CULTO QUE AGRADA A DEUS (Rm. 12:1-2)

O CULTO QUE AGRADA A DEUS

(Rm. 12:1-2)

 
INTRODUÇÃO: Depois de abordar em capítulos anteriores a relação de Deus com o seu povo e o resultado desta condição de conexão, vemos agora o apóstolo Paulo chamando os irmãos a oferecerem seus corpos como um sacrifício a Deus, porém sua abordagem contrasta com a antiga prática ritual judaica de se oferecer animais sacrificados e mortos em altares para consertar relações com Deus por meio do sangue dos mesmos. Com o sacrifício do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, o que o Senhor requer agora do seu povo é um sacrifício diferente daquele anterior, Ele quer agora a nossa existência como expressão do nosso amor por Ele. Interessante é que Paulo usa como base de sua insistência no ato de oferecer nosso corpo a Deus a misericórdia do Senhor, porém nesta narrativa encontramos algo que precisa pautar o nosso ato de entrega, ou seja a forma de como esta entrega precisa necessariamente ser expressa para erar um culto genuíno e racional da nossa parte para com Ele, pois precisamos ter um mente em nossa cultura de vida relacional com Deus que culto e adoração é um estilo de ser e fazer o melhor para Deus sem colocar condições, e por isso sugiro que tiremos a seguinte lição da nossa narrativa:
 

O QUE DEUS REQUER DO SEU POVO SÃO ATITUDES QUE GEREM UM CULTO QUE SEJA RACIONAL

ADJETIVOS DE UM CULTO RACIONAL

 
I-                   MARCADO POR EXPRESSÃO DE VIDA (V 1)

  • A consistência de nossa apresentação a Deus é definida por meio de atos vivificados (Rm. 6:11)
  • O que vai impressionar a Deus não barulho inconsistente, mas conteúdo real (Sl. 51:17)
  • O verdadeiro sacrifício são atitudes direcionadas pelo Espírito Santo em um corpo vivo e ativo em Deus (Jo. 14:16-17)
  • Um culto racional tem como marca essencial a expressão de vida

 
II-                 MARCADO POR EXPRESSÃO DE SANTIDADE (v 1,2 A)

  • Nossa entrega a Deus deve ser pautada pelo estado de qualidade do nosso ser (I Pe. 1:15-16)
  • O que Deus espera de nós é que exalemos o seu caráter como expressão relacional (Hb. 12:14)
  • O verdadeiro sacrifício é demonstração de santidade como forma de culto no mundo (Rm. 6:22)
  • Um culto racional preza pela imitação do seu ofertante da vida de Deus

 
III-              MARCADO POR EXPRESSÃO DE SATISFAÇÃO (V 1, 2b)

  • Nossa oferta a Deus precisa ter como objetivo primário a satisfação de Deus o alvo da nossa adoração (II Co. 5:9)
  • O que o nosso Senhor espera de nós é que tenhamos prazer em cultivá-lo (Sl. 40:6 e 8)
  • O verdadeiro sacrifício é a busca obcecada em agradar a Deus (Hb. 12:28)
  • Um culto racional exige atitude afável do seu ofertante em relação a Deus

 
CONCLUSÃO: Sua concepção de culto talvez tenha que ser mudado! Culto é um estilo de vida que deve se manifestar em nossas vidas em todo tempo, culto racional são manifestações frequentes que se expressam por vida comprometida em adoração constante a Deus, por expressão do viver em santidade em cada situação e detalhes em nossa caminhada, além de ser uma expressão de satisfação a Deus por um estilo de vida que vise tão somente a glória dEle. Sua forma de viver pode ser descrita como sendo exercitada numa dinâmica de apresentação de um culto verdadeiro a Deus? Você tem apresen

Leave a Reply