Comprometidos com a missão – Ne. 2

COMPROMETIDOS COM A MISSÃO

Neemias 2

         Vemos nesta passagem Bíblica um SERVO de Deus demonstrando todo seu comprometimento com uma causa que para alguns era loucura, para outros insulto e para outros ainda vergonha.
 
Mas a verdade é que Neemias antes de falar com o Rei Artaxerxes a cerca dos Judeus, passou um tempo em jejum e oração (1:4b) a favor de seu povo.
 
Ele encontrava-se angustiado, profundamente entristecido por causa da situação deplorável que se encontrava seu povo (1:4a), estavam à mercê dos inimigos, totalmente derrotados e desmotivados, vivendo uma total miséria: cultural, social, histórica, religiosa e espiritual (1:3).
 
Neemias, então, se levanta como homem de Deus, movido por Deus, cheio de fé, crendo que certamente Deus o teria ouvido em seu Jejum e Oração, Neemias então a partir do capítulo 2 não mais se apresenta apenas envolvido, mas Comprometido com a Missão que o Senhor lhe estava confiando.
 
Neemias tinha em sua mente a realidade de todo um contexto pós-guerra o que é natural, mas em seu coração o amor por um Deus e por um povo, que pela fé certamente se levantariam fortes pelo poder de Deus e isso é sobrenatural.
 
Olhando para nós hoje, Igreja de Cristo, confiados por Deus para a Missão da restauração e reconstrução da humanidade em Deus e com Deus, realidade essa que foi tirada da humanidade pelo pecado. Esta separação se dá em função de uma guerra espiritual, onde Satanás pensa estar prevalecendo nesta terra.
 
Mas eu tenho certeza que aqui hoje o Senhor estará levantado “Neemias’s”, vários e vários para sair da zona de envolvimento e entrar na zona do comprometimento para o cumprimento desta MISSÃO.
 
Vamos entender então os passos de Neemias, este homem de Deus, para a reconstrução de todo um contexto de um povo.
Vamos entender os passos que devemos dar em direção a reconstrução, restauração, salvação daqueles que se encontram perdidos.
 
1º PASSO.
TUDO COMEÇA COM JEJUM E ORAÇÃO. (1:4; 2:4)

Para o êxito na obra do Senhor Jesus é preciso começar agir de forma espiritual. (Rm. 8:5-6)… 5 Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.

 

Pois esta Missão é espiritual, nossa luta é espiritual e a vitória é também espiritual. (II Co. 10:3-6)… 3 Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne,

4 pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas;

5 derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo; 6 e estando prontos para vingar toda desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.

 
Não venceremos senão nos dedicarmos ao Jejum e Oração, pelas almas perdidas, pelas estratégias que o Senhor nos dará para conquista desta vitória.
 
 
2º PASSO.
TOMANDO PROVEITO DAS OPORTUNIDADES. (2:7-8)
Deus nos colocou como sacerdotes nesta terra com um fim específico. (IPe. 2:9)… 9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
 
Assim como Neemias precisamos nos levantar como homens e mulheres de Deus cheios de autoridade e aproveitarmos as oportunidades para o exercício da Missão. (ITm. 4:1-2)… 1 Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino;2 prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino.
 
3º PASSO.
TESTEMUNHO PESSOAL CONTAGIANDO VIDAS. (2:18)
Deus nos confiou a manifestação de seu Reino nesta terra. Cabe a nós, seu povo a manifestação da Salvação para os perdidos.(At. 1:8)… 8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.
 
Como Neemias precisamos contagiar vidas através de nossos testemunho. O Apostolo Paulo parece ter entendido bem isso. (ICo. 11:1-2)1 Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo. 2 Ora, eu vos louvo, porque em tudo vos lembrais de mim, e guardais os preceitos assim como vo-los entreguei.
 
4º PASSO.
TOTALMENTE VITORIOSOS EM TODOS OS ASPECTOS. (2:19- 20; 6:15)

Mesmo diante de toda interferência do inimigo através de pessoas, precisamos crer e agir em direção aquilo que Deus tem a realizar através de Sua Igreja, e Sua Obra se concluirá através de nossos atos diante das pessoas e circunstâncias. (ICo. 15:57-58)… 57  Mas graça a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

 

Assim como Neemias devemos nos impor, movidos pela fé, demonstrando em quem temos crido. (Jo. 14:1-3)…

1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.

 

CONCLUSÃO.

Não podemos permanecer apenas envolvidos com a obra do Senhor, é preciso nos comprometer: Tempo, Dinheiro e Dedicação. Não é possível realizarmos esta Missão se assim não for.

Que hoje venhamos tomando parte forma comnprometida com esta Missão aplicando estes ”4 T’s” em nossa vida.

Deus nos abençoe.

Pr. Leandro Martinez

 
 

Leave a Reply