VIVENDO SEM MANIPULAÇÃO – Os. 6:1-6

VIVENDO SEM MANIPULAÇÃO

(Os. 6:1-6)

 
 
INTRODUÇÃO: Talvez a melhor expressão para definirmos o contexto encenado no livro do profeta Oséias seja “caos total”. Aqui podemos vislumbrar uma das narrativas mais dramáticas vivenciadas por um profeta e por um povo. A sequência das passagens do livro expõe a verdade de um fato no qual o profeta recebe uma direção de Deus para se casar e ficar casado com uma esposa infiel, e é óbvio que o princípio moral deste livro é mostrar um comparativo do mesmo procedimento que Deus tem para com o seu povo que é comparado com esta esposa infiel. Vejamos como acontecem os desdobramentos dos fatos até chegarmos ao capítulo de nossa meditação, sendo que a primeira coisa que podemos vislumbrar logo no começo, no retrato do livro é a realidade da união do profeta com a esposa desleal. A seguir no capítulo 2 a questão principal e paradoxal da natureza de Deus e do homem. Posteriormente no capítulo 3 podemos enxergar o fato de Deus não desistir do seu povo assim como o profeta que não deveria também desistir de sua aliança com a mulher infiel, e aí podemos chegar então ao capítulo 4 onde a narrativa aponta para o problema propriamente descrito (o pecado do povo),vindo a seguir no capítulo 5 a ação de promessa de juízo de Deus contra o povo e suas autoridades religiosas pelo péssimo comportamento que é permeado pela falta da verdade, falta de amor, falta de conhecimento de Deus, presença de mentiras, perjúrios, mortes, furtos, adultérios, arrombamentos, homicídios numa terra de luto e possuída de ambiente de alienação sacerdotal e do povo, bem como também de sedução religiosa, infertilidade, idolatria, prostituição cultual e cultural, ou seja depravação total.
Deus resolve sair de cena, pois se cansa disto tudo e aponta para uma situação que pode retratar também a nossa condição nos dias de hoje como igreja de Cristo, ou seja, a realidade de evidenciar viver uma religiosidade vazia e manipulativa (Os. 5:15) como tentativa de buscarmos e acharmos assim estar bem com Ele. Manipulação é algo que infelizmente tem destruído a espiritualidade de muita gente que pensa estar, mas não está vivendo a fé adequadamente e por isso podemos concluir neste contexto que:
 

A MANIPULAÇÃO NÃO É O CAMINHO CORRETO PARA A VERDADEIRA TRANSFORMAÇÃO

ATITUDES QUE DEUS REQUER DO SEU POVO PARA QUE HAJA A VERDADEIRA TRANSFORMAÇÃO

AO INVEZ DE MANIPULAÇÃO

 
I-          EM LUGAR DE UMA CONVERSÃO CIRCUNSTANCIAL UMA CONVERSÃO GENUÍNA (V 1)

  • Certas pessoas vivem uma farsa de cristianismo que é incapaz de impressionar a Deus (Mt. 23:27-28)
  • O que Deus requer do seu povo é atitude de verdadeiro arrependimento e não promessas vazias (Tg. 2:12)
  • Para se viver sem manipulação só é possível por meio de arrependimento e conversão genuína (Lc. 19:8-10)

 
II-        EM LUGAR DE UMA FALSA MUDANÇA UM CONSERTO DE FATO (V 2)

  • Muitas vezes tendemos a mostrar um status de vida que não é o nosso, isto porque precisamos de mudanças
  • Só podemos viver o conserto de Deus se houver verdadeira transformação em nós (Rm12: 2)
  • Uma vida sem manipulação só é possível se o conserto vier de fato de Deus (II Co. 3:18)

 
III-       EM LUGAR DE UM CONHECIMENTO INTERESSEIRO UM CONHECIMENTO REAL (V 3)

  • A tendência da religião manipulativa é ir a Deus por causa daquilo que Ele pode oferecer e não em conhecê-lo profundamente naquilo que Ele é (Jo. 6:26; Os. 4:6)
  • No conhecimento real de Deus encontramos os meios para experimentarmos a verdadeira mudança (Jo. 8:32)
  • Para não viver de forma manipulativa é preciso buscar todos os dias conhecimento real de Deus

 
 
IV-       EM LUGAR DE UMA CONTINUIDADE PASSAGERIA UM COMPROMISSO COM VIDA PIEDOSA (V4-6)

  • A resposta condicional aos anseios de Deus é uma forma de exercer manipulação (Lc. 9:57-62)
  • Só é possível mostrar transformação de quando respondemos positivamente à necessidade dos outros (Tg.1:27)
  • Se quisermos viver sem manipulação é preciso atitude contínua de viver piedoso (Sl. 12:1-2)

 
CONCLUSÃO: Que retrato você pode fazer de sua vida em relação a seu momento com Deus? Há demonstração clara de conversão genuína em você? Sua vida demonstra isso?  Sua vida tem passado por reformas em todas as áreas demonstrando assim que você é um filho obediente de Deus?
Há uma busca disciplinada em você pelo conhecimento profundo de Deus e do seu plano eterno para a           humanidade? Você é movido e comovido em buscar um estilo de vida permeado por atitudes piedosas?
Pr. Carlos Norberto da Silva

Leave a Reply