VINDE A MIM – Jo. 11:38-44

VINDE A MIM

(Jo. 11:38-44)

 
INTRODUÇÃO: A máxima da relação com Deus aprendida na leitura da Bíblia e principalmente dos evangelhos é aquela que retrata a realidade do “Vir a Jesus”, pois não existe convite mais incisivo e determinante do que este feito pelo Senhor aos homens em todas as eras e lugares.
Jesus veio à terra para reunir suas ovelhas espalhadas pelo mundo inteiro (11:52), Ele deu a vida por elas e ordena que se aproximem dEle. Apesar de haver chorado por aqueles que se recusam a obedecer-lhe, seu plano não será frustrado. Jesus reunirá um povo para si. Ele fala com absoluta soberania quando diz: “Tenho outras ovelhas que não são desse aprisco. É necessário que eu as conduza também, elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor” (10:16). Ele precisa busca-las. Elas ouvirão sua voz. Elas se aproximarão dEle. Existe uma emergente necessidade nestes dias de compreendermos a essência da realidade desta atitude obediente do vir a Jesus, pois estamos entregues neste mundo emergente em situações que nos levam a ir a tantos lugares e muitas vezes esquecemo-nos de ir e estar no lugar certo. Ao ler a narrativa da ressurreição de Lázaro fica latente que mais uma vez o Senhor chama aquele que tem a necessidade de vir até Ele e podemos assim extrair deste texto muitas lições preciosas, mas a maior delas é que:
 

O CONVITE DE JESUS É SEMPRE PRECEDIDO POR AMOR, COMPAIXÃO E COMOÇÃO

 

RESULTADOS DECORRENTES DESTE CONVITE DE JESUS

(QUE É PRECEDIDO POR AMOR, COMPAIXÃO E COMOÇÃO)

 
I-        É POR MEIO DELE QUE OS OBSTÁCULOS DA VIDA SÃO REMOVIDOS (V 38, 39, 41)
É seu afeto, compaixão e comoção que o faz vir sempre em nossa direção nos momentos mais delicados (Jn. 2:2)
Sempre haverá pedras em nosso caminho que não teremos como removê-las (Ex. 14:15-16)
Porém sempre haverá uma ordenação de Jesus para que os obstáculos sejam removidos (Is. 63:12-14)
Às vezes precisamos encarar obstáculos de desconfortos no lidar com situações constrangedoras (V 39b)
É só por meio do convite de Jesus que certos obstáculos da vida poderão ser removidos (Jo. 5:40)
 
II-      É POR MEIO DELE QUE O ENCORAJAMENTO É PROMOVIDO (V 40)
Há sempre uma promessa permeadora no aspecto motivacional feita por Jesus (Mt. 11:28 – V 23)
Bem como um desafio ao exercício da dinâmica da coragem em meio ao aparente impossível (Mc. 9:23)
A visualização da glória de Deus é um exercício da fé corajosa |(Mt. 8:10)
E só por meio do convite de Jesus que podemos ser encorajados a não desistirmos, mas acreditar sempre
 
III-     É POR MEIO DELE QUE O MILAGRE É CONCEBIDO (V 42-44)
Jesus sempre trabalha em harmonia com o Pai na concretização do milagre da fé (Jo. 5:16-17)
Sendo que Ele tem sempre um chamado determinador em situações de parecer impossível
O homem tem sempre a sua função manifestadora na concretização do milagre (Sl. 34:8)
É só por meio do convite de Jesus que o milagre tem a sua manifestação sobrenatural (Jo. 5:40)
CONCLUSÃO: Quando você ouvir a voz de Jesus dizendo: “Venha a mim”, ore para que Deus o faça ver Jesus como irresistivelmente verdadeiro e belo. Ore para que você ouça seu mandamento, assim como Lázaro o ouviu quando estava morto “Jesus bradou em alta voz: Lázaro venha para fora! O morto saiu (da sepultura)” (11:43-44); Quando você se aproxima de Jesus dessa forma, nunca mais deixa de louvá-lo e de lhe agradecer por sua graça soberana. Por isso é imprescindível que saibamos que ao vir a Jesus os obstáculos da vida são removidos, o encorajamento Dele para conosco é promovido e por final como resultado do ato de ir até Ele o milagre é concebido. Que Deus nos ajude a compreender estas verdades.
Pr. Carlos Norberto da Silva

Leave a Reply