Fiéis à Palavra que Habita em nós (Jo. 14:15-26)

FIÉIS À PALAVRA QUE HABITA EM NÓS

(Jo. 14:15-26)

 
INTRODUÇÃO: Estamos hoje começando um momento na história de nossa igreja, sendo que nestes próximos 3 meses estaremos introduzindo na vida de nossa comunidade o começo de uma caminhada que estremos nominando de “Projeto Fiel”, algo que eu creio vai impactar a vida de muitos irmãos levando-os a dinamizar um novo tempo em relação a compromissos com disciplinas espirituais. Estaremos abordando muitos temas nesta jornada sendo que o primeiro destes e que hoje gostaria de compartilhar é o ser fiel à Palavra, e gostaria de introduzir este tema com a abordagem de que a palavra de Cristo deve habitar em nossas vidas e que se desejamos ser discípulos frutíferos conforme lemos em Jo 15, precisamos evidenciar que somos governados por esta palavra que habita em nós, a qual faz com que nossa vida seja um retrato claro da presença manifesta de Deus no produzir frutos dignos de arrependimento àqueles que nos cercam. Fica muito claro que ao lermos este texto podemos vislumbrar que há um produto manifesto na vida daquele em quem a palavra habita sendo assim podemos dizer que:
 

SEGUNDO A SANTA TRINDADE EU SOU HABITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

 

TRÊS GRANDES VERDADES NA VIDA DAQUELE EM QUEM A PALAVRA HABITA

 
I-                   ELE É O REPRODUTOR DO AMOR DE DEUS (V 15, 21, 23)
Talvez este seja o nível no qual temos mais dificuldade para assimilarmos numa vivência prática e efetiva (v 15)
Amar é o padrão de Deus no contexto do discipulado, pois Jesus nos deu o exemplo (V 21) (Jo. 15:12-13)
O amor produz disciplinas espirituais que norteiam o andar com Jesus (obediência, revelação, comunhão (V 15,21,23)
Amar é consequente na vida daquele que é verdadeiro seguidor de Jesus, porém muitos o condicionam (I Jo. 3:16-18)
Se a palavra habita em sua vida consequentemente você vai amar (Deus, pessoas) (V 15,21,23)
 
II-                ELE OBEDECE AO MANDAMENTO DIVINO (V 15, 21,23)
A obediência é o resultado direto produzido pela vida em que a palavra habita (v 15)
Obedecer é o nível principal na trilha do discipulado cristão, Jesus é o nosso maior exemplo de obediência (V 23) (Hb. 5:8-9)
Obediência cristã é sinônimo de amor ao Deus que habita nos crentes (V 21)
Infelizmente muitos têm dificuldades quando precisam exercitar obediência em algo que os contrarie
Se a palavra habita em sua vida consequentemente você vai viver em obediência (V 23) (Rm. 6:16)
 
III-             ELE TEM INTIMIDADE COM O ESPÍRITO SANTO (V 16, 20, 23, 26)
A intimidade com o Espírito é uma condição consequente da vida do verdadeiro discípulo  (Ef. 5:18)
Ter intimidade com o Espírito produz presença, vida de Deus, instrução e lembrança no caminhar cristão (V 16,17,19,20,23,26)
Intimidade com o Espírito produz também uma identidade genuinamente cristã (V 20)
Intimidade com o Espírito é uma relação que está ligada e começa no coração do Pai (V 23)                (Sl. 25:14)
Se a palavra habita em sua vida logicamente você precisará ter intimidade com o Espírito Santo
CONCLUSÃO: É preciso que você assuma hoje um compromisso de fidelidade às escrituras, deixando-o moldar sua vida e comportamento, pedindo ao Pai para gerar em você paixão e disciplina por algo que segundo a promessa de Deus povoaria a vida dos crentes. Para isso você deve assumir um compromisso de ler e meditar todos os dias no livro sagrado, caso você seja de fato um verdadeiro discípulo que ama ao Senhor que habita nos crentes. Você não quer assumir este compromisso hoje? Saiba que a palavra só habita na vida do crente!
Pr. Carlos Norberto da Silva

Leave a Reply