TUDO POSSO EM JESUS – Fp 4:10-13

TUDO POSSO EM JESUS

(Fp. 4:10 a13)

 
INTRODUÇÃO: Penso eu que um dos maiores problemas na vida de certas pessoas, é a sua dificuldade de enxergar a vida cristã dentro da perspectiva do sobrenatural. Tem se desenvolvido muito fortemente na vida destas pessoas uma tendência ao pessimismo e negativismo que creio eu ser um dos maiores tumores que atrapalham a expansão da vida devocional dos cristãos evangélicos. Embora tenhamos de um lodo grupos que manipulam o exercício da fé de uma forma desenfreada, tentando assim comercializar o favor divino em causa própria, por outro lado temos aqueles que não ousam de forma alguma apontar a sua crença no mover sobrenatural de Deus, (vivem a síndrome da Gabriela) causando assim um grande mal na forma como deveriam ver Deus. O texto em questão nos apresenta o apóstolo Paulo exercitando toda a sua confiança de possibilidades no Senhor, sendo que ao mesmo tempo ele nos chama a desenvolvermos esta vida de fé no agir de Deus em nosso favor e é por isso que nossa lição de hoje é:
 

MESMO DIANTE DE QUALQUER ADVERSIDADE VOCÊ PODE MAIS DO QUE PENSA QUE PODE

 

RESULTADOS QUE EXPERIMENTAM AQUELES QUE SABEM QUE PODEM MAIS DO QUE PENSAM QUE PODE

 
I-                   A ALEGRIA PELA PROVIDÊNCIA RENOVADA (V 10)
ü  As convicções de Paulo eram de que Deus era fiel e que Ele usaria de muitos meios para dar sustentação material a sua vida e ministério (I Rs. 17: 2 a 6). Tais convicções produziam então uma alegria incomparável no apóstolo que é o foco desta carta (Fp. 4:4; Tg. 1:2). Aquele que sabe que pode mais do pensa que pode nunca estará ansioso em meio a uma circunstância contrária (Lc. 12:24 e 25), porém esperara sempre no Senhor o Deus da providência (Mt. 6: 26 e 30)
 
II-                 O CONTENTAMENTOEM MEIO APOBREZA(V 11)
ü  Há um grupo de pessoas que vivem sempre descontentes, murmurando por causa de sua condição material (I Co. 10: 9 e 10). Há um chamado na palavra para estarmos contente independente das circunstâncias (I Tm. 6: 6 a 8), porém devemos tomar muito cuidado em não desenvolvermos uma atitude que nos possam tornar pessoas avarentas (Hb. 13:5). Pessoas que sabem que podem mais do que pensam que podem são pessoas contentes
 
III-              A EXPERIÊNCIA DE SABER RELACIONAR HUMILHAÇÃO E HONRA (V 12)
ü  A grande dificuldade que algumas pessoas têm de relacionar estas duas condições (Tg. 4:6; Pv. 29:23; Tg. 1:9). A maturidade cristã passa pelo caminho de saber lidar com escassez e fartura (Tg. 1:3,4 e 12), portanto estar contente é um estado de espírito e não um estado de fartura material (Jó 6: 8 a 10). Pessoas que sabem que podem mais do que pensam que podem são pessoas que sabem lidar com humilhação e honra.
 
IV-              A CERTEZA DE QUE Somos FORTALECIDOS PELO SENHOR (V 13)
ü  Tal certeza tem como principal objetivo o ato de ver as possibilidades humanas se desfazerem diante das possibilidades divinas, (tudo é possível àquele que crê) (Mc. 9:23). Há uma necessidade de nos deixarmos ser envolvidos por esta força que vem do Senhor para podermos lidar com as tempestades da vida (II Co. 12: 9 e 10), e consequentemente agradar a Deus com a nossa firmeza no compromisso com Ele (Ef. 6:10). Pessoas que sabem que podem mais do que pensam que podem sabem que são fortalecidas pelo Senhor (Is. 41:10; Sl. 89:21)
 
CONCLUSÃO: Ao encerrarmos esta mensagem devemos responder para nós mesmos se realmente estamos sentindo alegria por sabermos que Deus vai renovar sua providência em nosso favor? Tenho estado contente pelo fato de viver uma vida simples e pacata, sabedor que Deus cuida de mim, sendo que sei muito bem como relacionar humilhação e honra porque é o Senhor quem me ajuda e fortalece? Como tenho vivido a vida cristã, com fé ou com dúvidas? 
Pr. Carlos Norberto da Silva

Leave a Reply