O CAMINHO QUE NOS LEVA A DEUS

O CAMINHO QUE NOS LEVA A DEUS   (Jo. 14:6)


Introdução: O contexto desta afirmação categórica de Jesus aponta para um momento em que o Mestre passava aos seus discípulos uma gana de instruções para que pudessem ser bem sucedidos em sua jornada peregrina. Veja que o momento aqui é de celebração por conta da chegada da festa da páscoa, e o que se percebe diante deste cenário melancólico é uma Jerusalém tomada de peregrinos e que estava para contemplar a mais dolorosa das cenas de sua história trágica de sofrimento. Em meio às orientações dadas aos discípulos Jesus estava prestes a adentrar na tenebrosa noite de sua prisão, pois, o traidor já havia mercantilizado sua consciência por dinheiro para entregá-lo ao sinédrio covarde e invejoso, o qual já tinha elaborado todo um plano maquiavélico para matá-lo. Àquela hora, porém já estava programada desde a eternidade, pois fora para aquele momento que o mestre havia vindo ao mundo, e sua morte além de glorificar o Pai abriria para nós a porta da redenção, pois seu martírio embora tivesse sido o maior crime da história é também o maior gesto de amor já realizado por alguém.
Em meio a este ambiente pesaroso Jesus acalma os discípulos falando-lhes da casa do pai e do lugar que iria preparar para eles. Tomé tomado pela dúvida afirma não saber o caminho para este lugar o qual Jesus iria e é ai que Jesus lhe responde: “Eu sou O Caminho A Verdade e A Vida; ninguém vem ao Pai a não ser por mim” (Jo; 14:6), e deste versículo podemos concluir que:

JESUS É O ÚNICO CAMINHO PARA DEUS

TRÊS  VERDADES BENDITAS ACERCA DE JESUSO ÚNICO CAMINHO PARA CHEGAR-SE A DEUS


I- JESUS É O CAMINHO QUE NOS LEVA A DEUS (Jo. 14:6)
©       Jesus não é: uma estrada perdida, uma viela sem saída e nem tão menos uma trilha perigosa ou um atalho duvidoso, Ele não é um caminho qualquer, mas O Caminho
©       Não existem vários caminhos para Deus, Ele é o único Caminho para o Pai, o único mediador entre Deus e os homens, aquele que pode nos reconciliar com o Pai (II Co. 5:18)
©  É um erro julgar que toda religião é boa e todo caminho leva a Deus (Pv. 14:12)
©  Ser sincero não basta, pois há pessoas sinceramente enganadas… Ex: “A mulher que tomou sulfito de bário pensando ser sulfato de bário”. Achou que estava tomando remédio para ser curada, porém tomou veneno que lhe causou a morte
©  Somente Jesus é que pode nos levar a Deus por ser Ele o mediador entre Deus e os homens (I Tm. 2:5)… obras, orações e rituais não podem nos conduzir a Deus e aos céus, nem Maria e nem Pedro podem nos reconciliar com Deus, somente Jesus pode nos dar acesso ao Pai
II- JESUS É A VERDADE QUE DIRIGE OS NOSSOS PASSOS (Jo. 14:6)
© O pensamento grego define verdade com base na harmonia das idéias, os hebreus, porém a relacionava com a vivência, para o grego era a expressão da lógica, mas para o hebreu uma expressão da existência.
© Jesus não é apenas a verdade que satisfaz a nossa mente, mas a verdade que dirige os nossos passos, a verdadeira expressão do verdadeiro Deus, aquele que se fez carne, a manifestação exata de Deus, é Emanuel, Deus conosco a verdade que liberta, transforma e satisfaz (Jo. 6:68)
© Ele é o logos divino a expressão exata do ser de Deus, pois conhecemos Deus na face de Cristo, pois Ele se revelou de forma plena e final em Cristo o qual é a auto-revelação do Pai, a exegese de Deus (Jo. 1:14)
©       Para conhecer o caráter de Deus devemos olhar para a face de Jesus, para conhecer o amor profundo do Pai é preciso observar as palavras ternas e afetivas de Jesus. Se quisermos conhecer o poder de Deus, devemos contemplar as obras de Jesus.
© Jesus disse: “Quem vê a mim, vê o Pai” (Jo. 14:9), bem como disse também “Eu e o Pai somos um” (Jo. 10:30)
III- JESUS É A VIDA QUE PRECISAMOS VIVER (Jo. 14:6)
©  Jesus é o autor, criador e mantenedor da vida, tudo tem sua origem Nele (Cl. 1:16) e é Nele que movemos e existimos (At. 17:28) e sem sua providência estávamos fadados a morte eterna.
©  Ele é também o autor da vida espiritual (Jo; 1:14), uma vida sobremodo plena e abundante, (Jo. 10:10) e todo o que crê nEle tem a vida eterna (Jo. 6:47), pois a essência da vida eterna é conhecer o Pai e o Filho eterno (Jo. 17:3)
© Sem Jesus nossas cerimônias são vazias, nossos ritos são desprovidos de significados, nossa religiosidade é vã, nossas orações são inconsistentes e carentes de sua mediação, pois Ele não apenas dá vida, Ele é a própria vida.
© Sem Jesus há morte espiritual para todos, mas com Ele os mortos recebem vida plena, abundante e eterna (Ef. 2:1), pois Ele é singular, é eterno Messias prometido, Salvador do mundo Senhor da história, Dono da igreja, o Rei que governa as nações, O Caminho que nos conduz a Deus e que voltará em glória e majestade. Ele é a verdade que sacia nossa mente, inspira nossa conduta e guia nossos passos. Ele é a vida que recebemos e que devemos ser e viver para sempre. Aleluia!!!!!
CONCLUSÃO: Quem é Jesus para você? Um mero personagem religioso famoso? Saiba que Ele é a coisa mais importante do mundo, pois, dEle depende toda a nossa trajetória existencial e conseqüentemente o nosso destino tem resposta Nele. Que tal hoje entregar o curso de sua vida ao Senhorio dEle e viver seguro para sempre!!!
Pr. Carlos Norberto da Silva

Leave a Reply