SOBRE CONTROLE
Gênesis. 22: 1-19
Quando olho para história de Abraão fico fascinado, mesmo conhecendo todo contexto, me emociono ao ler esta passagem bíblica.
Gostaria nos próximos minutos que se seguem, convidar os amados à juntos nos voltarmos para esta rica passagem da Bíblia e analisarmos algumas realidades concernentes a Abraão e assim ouvirmos a voz de Deus quanto ao que Ele deseja nos falar.
Vejamos os textos a seguir do livro de Gênesis:
- Cap. 12:2 – O Senhor faz a primeira promessa a Abrão;
- V. 7 – O Senhor estende a promessa;
- Cap. 13:15 – 16 – O Senhor começa dar detalhes da promessa;
- 4. Cap. 15:1-3 – Abrão questiona o Senhor quanto a promessa;
- 4–5 – O Senhor anima a Abrão, desenhando no céu detalhes da promessa.
- V. 12 – 18 – O Senhor segue com detalhes da história dos herdeiros de Abrão;
- Cap. 18: 18-19 – O Senhor confirma com a Trindade a promessa a Abrão;
- Cap. 21: 1 – 5 – O Senhor inicia o cumprimento da promessa na vida de Abraão;
Podemos observar nas Sagradas Escrituras o Senhor tratando de forma muito contundente a Abraão, porém desejo nesta noite refletir sobre algumas marcas quanto àqueles que estão SOBRE CONTROLE DO ESPÍRITO SANTO em detrimento a QUALQUER SITUAÇÃO.
Quando controlados por Deus, nos tornamos referenciais dignos de ser seguidos e citados na história, homens e mulheres transformadores de vida.
Cap. 22: 1 – 19 – O Senhor prova a Abraão
1º – PRONTIDÃO E INTERESSE. (V. 1, 2)
Muitas vezes o que Deus nos fala ou situações que nos apresenta não são agradáveis de se ouvir ou de se ver, porém, mesmo assim, continuam sendo manifestações do Poderoso Deus e seu cuidado especial para conosco.
A questão é:
Estamos prontos e interessados naquilo que Deus quer realizar em nossa vida?
2º – DISPOSIÇÃO E OBEDIÊNCIA (V. 3, 4)
Nossa atitude diante daquilo que Deus está nos mostrando, ordenando ou oferecendo é determinante para conclusão de suas promessas em nossa vida.
Deus não quer apenas cumprir promessas em nosso viver, Ele deseja também que nos tornemos aptos para aquilo que de tão precioso Ele deseja realizar em nós e através de nós. Você está disposto a servir e obedecer?
Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
Jeremias 29:11
3º – TESTEMUNHO DE CONFIANÇA. (V. 5, 8)
Não basta dizer que confiamos em Deus, nossas atitudes devem ser condizentes com o que estamos fazendo e falando.
Isso deve ocorrer diante de nossos colegas de trabalho, vizinhos, familiares, esposa e filhos.
Minhas atitudes e palavreados devem ser como de Abraão, totalmente controlado por Deus. Sua língua está sobre controle de quem?
Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Hebreus 12:1
4º – TUDO NO ALTAR (V. 9, 10)
Deus nos chama a entregar tudo a Ele, e quando entregamos nossa VIDA a Ele, estamos de fato entregando TUDO a Deus.
Entregamos sonhos, projetos, finanças, esposa, filhos, futuro, promessas, tudo a partir desta entrega a Jesus foi colocado sobre controle do Poderoso Deus.
Tudo agora é Dele, por Ele e para Ele. Está tudo no Altar?
Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.
Salmos 37:5
CONCLUSÃO (V. 11 – 19)
V. 11 – 14 – Quando colocado em prática estes 4 ensinos a provisão do Senhor para nossa vida é certa, o milagre torna-se algo normativo da parte de Deus em nosso viver e o sobrenatural de Deus acontece.
V. 15 – 18 – Deus, não apenas deseja que se cumpra todas as suas promessas em nossa vida, mas deseja torna-las recalcadas, sacudidas e transbordantes, a ponto de toda nossa posteridade ser alcançada por uma decisão hoje de PRONTIDÃO, INTERESSE, DISPOSIÇÃO, OBEDIÊNCIA, UM TESTEMUNHO DE CONFIANÇA ENTREGANDO TUDO NO ALTAR DO SENHOR.