O MODELO IGREJA
(At. 2:42-47)
INTRODUÇÃO: Sair do discurso para a prática deve ser o grande desafio para as comunidades cristãs que desejam sair do inanime para uma vida ativa e dinâmica no seu contexto social. Somente igrejas contagiantes é que prevalecerão dentro desta cultura nociva e individualista de mundo atual, pois é latente observarmos que as pessoas ai fora estão cada vez mais se distanciando uma das outras por muros e câmeras e uma cultura de competitividade que comprovam a preocupação tão visível com a individualidade e não com as pessoas num sentido geral. A igreja é a resposta de Deus diante desta realidade assoladora que impera neste mundo que jaz no maligno e por isso é necessário que compreendamos que na ótica divina em relação a nós é privilégio e não fardo a atividade de envolvimento entre as pessoas numa perspectiva relacional doadora. Talvez este seja o texto mais batido nos discursos e sermões cristãos para exemplificar o que Deus quer de nós como igreja e por isso não podemos nunca deixar de reenfatizá-lo como atividade de referência e modelo na nossa cultura de vida comunitária
SÓ UMA COMUNIDADE QUE SIRVA COMO MODELO É QUE
PODE FAZER DIFERENÇA NO SEU CONTEXTO SOCIAL
(O sonho de uma igreja que não apenas traz uma mensagem, mas que é uma mensagem)
VALORES DE UMA COMUNIDADE MODELO QUE FEZ
E FAZ DIFERENÇA NO SEU CONTEXTO SOCIAL
I- VALORIZA O TEMPLO (V 42 E 46)
Þ Esta valorização é compreendida por causa de sua atitude perseverante (Fp. 3:13-14)
Þ Esta valorização é manifesta com base nos valores permeadores da fé (Cl. 3:16-17)
Þ Esta valorização tem como marca principal a unidade nos relacionamentos (I Co. 1:10)
Þ Esta valorização aponta para a necessidade de não nos distanciarmos do lugar do ajuntamento (Hb. 10:25; Sl. 84:1 e 4)
II- VALORIZA A CÉLULA (V 46)
Þ Esta valorização tem como alvo principal a estratégia de crescimento (At. 6:7; 12:24; 19:20)
Þ Esta valorização tem como programa prático o bom exercício relacional (Jo. 13:34-35)
Þ Esta valorização está centrada na perseverança como objetivo final (Mc. 13:13)
III- VALORIZA AS PESSOAS (V 44-45)
Þ Esta valorização tem como fundamento vital o exercício da fé. (Hb. 10:38-39)
Þ Esta valorização tem como atividade dinâmica a prática do desprendimento (Fp. 2:45; Tg. 2:17)
Þ Esta valorização é exercitada com senso de organização e responsabilidade (Mc. 6:34-39)
IV- VALORIZA A DEVOÇÃO (V 43 E 47)
Þ Esta valorização permeada pelo temor ao Senhor tem uma função terapêutica (At. 5:12)
Þ Esta valorização passa sempre pelo exemplo de uma liderança central (Hb. 13:7)
Þ Esta valorização produz como resultado essencial a adoração ao Senhor que nos leva ao objetivo final da missão (Jo. 4:21-22)
CONCLUSÃO: Os valores de uma igreja que ama a Deus são a base de sua sustentação, portanto hoje o Senhor quer que compreendamos e coloquemos em prática aquilo que fará toda a diferença no ser uma “Comunidade Modelo” e por isso que possamos valorizar mais o estarmos no templo com nossos irmãos, o estar nas células para desenvolvermos interação e comunhão, a valorização das pessoas como alvo para uma boa comunhão com elas mesmas e com Deus e uma preocupação ativa com a nossa vida devocional a qual nos tornará aptos para uma boa relação com Deus, com sua Palavra e com sua igreja e assim que possamos buscar ser uma igreja modelo
Pr. Carlos Norberto da Silva