INTRODUÇÃO: Se existe um grupo de pessoas na face da terra que houve demasiadamente, porém exercitam timidamente as informações recebidas, este grupo infelizmente e sem duvida nenhuma tem sido a comunidade cristã dos dias de hoje. Vivemos amados, um período muito complicado na história do cristianismo bíblico, aja visto que o nosso discurso é muito bonito, porém nossa prática é triste e tenebrosa devido a uma inversão de valores que nós mesmos fazemos por causa de caprichos pessoais e falta de conexão e paixão cristã. Queria falar-lhes hoje sobre o ser apaixonado por Jesus a luz da experiência de Paulo nesta narrativa em destaque e acentuar o principal motivo que faz com que a experiência do apóstolo o leve a desenvolver esta paixão tão clara e evidente no contexto de seu testemunho aqui descrito, o qual é fruto direto de uma profunda experiência com o Espírito Santo.
SOMENTE AQUELE QUE É DIRIGIDO PELO ESPÍRITO SANTO CONSEGUE SER UM APAIXONADO POR JESUS
IMPLICAÇÕES DO EXERCÍCIO DA PAIXÃO POR JESUS
I- A IMPLICAÇÃO DO VALOR
- Pessoas em geral tem a tendência de dar valores à coisas e pessoas que as façam bem.
- Porém aqueles que são governados pelo Espírito Santo têm motivações de valores diferentes. (V 22-23)
- A preciosidade da vida segundo Paulo deve ter seu valor muito aquém em relação à Deus e sua obra. (…em nada considero a vida preciosa para mim…) – Fp 3:7-9
- Em termos de prioridades quais têm sido primeiras suas opções de valores na sua caminhada de vida?
II- A IMPLICAÇÃO DA CARREIRA
- Pessoas se sacrificam exaustivamente na vida em projetos pessoais de carreira por reconhecimento alheio.
- Quem é dirigido pelo Espírito tem foco claro de carreira, mesmo diante de muitas dificuldades. (V21-22)
- Cumprir a carreira cristã na concepção Paulina é uma questão de compromisso prioritário. (… eu complete a minha carreira…) – Hb 12:1-2, II Tm 2:4-5, I Co 9:24-25
- Em detrimento aos seus projetos pessoais de que maneira você tem encarado a carreira cristã?
III- A IMPLICAÇÃO DO MINISTÉRIO
- Muitos têm se envolvido na militância de certas atividades na vida com um fim de terem certo poder.
- Porém aquele que é apaixonado por Cristo e tem sua vida dirigida pelo Espírito tem consciência do ministério que Dele recebera. (v21-22)
- A consciência do cumprimento do ministério cristão segundo Paulo é uma questão de mordomia fiel. (…e o ministério que recebi…) – CL 4:17
- Qual a importância que você tem dado ao ministério cristão como elemento de serviço no contexto do reino de Deus?
IV- A IMPLICAÇÃO DO TESTEMUNHO
- Estamos vivendo em nossos dias uma crise de identidade que faz com que muitos deixem de testemunhar do evangelho da graça.
- Porém aquele que é apaixonado por Jesus e dirigido pelo Espírito nunca hesitará quando for chamado a testemunhar. (v21-22)
- Paulo nos ensina e demonstra que o ato de testemunhar é o resultado daquilo que Cristo é para nós. (…dar testemunho do evangelho da graça de Deus) – v20-21, Fp 1:27-30
- Como tem sido a sua atitude de um apaixonado em termos de projetar por meio do testemunho aquele que é o teu Senhor e Salvador?
CONCLUSÃO: Que possamos reavaliar sempre nossa conduta cristã e não hesitarmos em deixar o Espírito Santo nos corrigir e dirigir nas áreas da vida que tem nos feito viver um esvaziamento espiritual e longe daquela paixão que deve nos mover como servos do Senhor neste mundo decadente. Que Deus nos ajude a vivermos sempre esta paixão!