TEMA: DISPONIBILIDADE PARA COMPROMETER
TEXTO: LC 5:1-8
INTRODUÇÃO: Gostaria de começar a minha fala de hoje analisando uma questão de ordem comportamental a qual tem sido muito comum dentro das igrejas, e creio ser esta a nossa realidade também. Como o nosso tema de hoje aborda uma questão vital sobre o ser discípulo na perspectiva da disponibilidade para o compromisso, queria pensar neste primeiro momento sobre cinco grupos de pessoas que estão inseridos na realidade da vida em comunidade no contexto de igreja e com certeza este grupo de pessoas podem ser encontrados aqui dentro hoje também. Para que isto fique bem claro em nossas mentes gostaria de trabalhar com palavras associadas para identificarmos tais grupos comportamentais.
O 1º grupo de pessoas que encontramos dentro de nossas igrejas são OS CONVENCIDOS , pessoas que se acham super dotadas e não precisam dos outros, são aqueles que não se submetem a visão, ao discipulado, as células, a liderança ministerial, pois pensam que já sabem tudo pois já são crentes a muitos anos.
O 2º grupo de pessoas que queria citar são OS CONFUSÃO, pessoas criticas e murmuradoras aqueles que discordam de tudo, batem de frente com todos, são sempre contra tudo, é um grupo declaradamente de oposição e que se opõe sempre a visão.
O 3º grupo de pessoas que existem dentro de nossas igrejas são
OS CONSUMIDORES, aqueles que não fazem nada, não contribuem com nada mas existem somente para sugar aquilo que a comunidade tem para lhes oferecer, estão sempre em busca de uma palavra que lhes façam se sentir bem, criticando quando algo não lhes saciem sua necessidade consumista, são os esquenta bancos de nossas igrejas e só se importam em serem servidos.
O 4º grupo de pessoas são OS COMUNS, este grupo se caracteriza por pessoas que estão de vez em quando na igreja e até na medida do possível são dizimistas, comungam parcialmente com os outros e participam de todos os atos, porém nunca se envolvem com a vida a fundo nos ministérios da igreja, afirmam não ter tempo e são enterradores de dons, estão sempre indispostos e nunca podem se envolver a fundo com o trabalho prático da comunidade em suas mais diversas atividades.
O 5º grupo de pessoas que queria destacar e enfatizar em nossa mensagem são aqueles que darei o nome de OS COMPROMETIDOS, este grupo são aqueles que carregam o piano, estão envolvidos incondicionalmente com a vida da igreja numa proporção profunda ,são parceiros de missão que entendem a realidade do sacerdócio numa perspectiva abrangente, estes não trocam as atividades ministeriais por atividades ultra pessoais e seculares , as vezes sacrificam tempo, família, trabalho, lazer, vontades pessoais em troca do servir com os seus dons numa dimensão extrema pró reino de Deus, estão inseridos na visão da igreja, envolvidos a fundo com o discipulado, inseridos na vida da célula onde servem e em ministérios fluentes no contexto da igreja.
Gostaria de chamar sua atenção lhe perguntando : EM QUAL DESTES GRUPOS VOCÊ ESTA INSERIDO ? Qual é a sua realidade hoje como pessoa que esta sempre aqui convivendo com este grupo de irmãos que estão ao seu lado ? Este texto que esta diante de nós aponta para as limitações que se pode encontrar no 5º grupo aqui descrito, que embora comprometidos as vezes sofrem com as situações adversas da vida. Com Pedro aprendemos algumas verdades que precisam nortear a vida de que é e anseia viver a realidade do compromisso na sua dimensão mais profunda, ou você deseja identificar-se com os outros 4 grupos aqui abordados? Nossa lição de hoje é :
MESMO QUE O MAR NÃO ESTEJA PARA PEIXE É PRECISO DISPONIBILIDADE PARA SE COMPROMETER
ATITUDES DE PESSOAS QUE SE DISPONIBILIZAM PARA COMPROMETEREM-SE
I -ENXERGAM COM JESUS (V5)
a) São pessoas visionárias, mesmo atreladas a limitações. (Pv. 29:18)
b) Provavelmente se estivéssemos no lugar de Pedro não obedeceríamos a
ordem de Jesus.
c) Parece que Pedro usa o resto do estoque de sua fé para visualizar algo improvável. (Fé é a habilidade de ver o fim desde o começo) (Hb. 11:6)
d) Todo alvo seja ele mensurável ou não requer determinação para alcança-lo. (Fp. 3:14)
II- BUSCAM MOTIVAÇÃO EXTRA PARA PROSSEGUIR (V 2, 5 e 6)
a) São pessoas que estão sujeitas ao desânimo, porém buscam força extra em alguém. (Sl. 121:1)
b) A verdade é que somos muitas vezes levados a desistirmos de algo sem o explorarmos um pouco mais (…lavaram as redes e não iriam sujá-las de novo, a menos que…).
c) Entendemos muitas vezes que as coisas tem somente um aspecto natural, anulamos assim a ação sobrenatural. (Jo; 11:40)
d) É preciso que entendamos que a vida cristã é uma corrida onde não podemos parar de avançar. (Fp. 3:13)
III- EXERCITAM A DEVOÇÃO (V 5b e 8)
a) São pessoas que estão sempre em contato com as escrituras, oração e meditação. (Lc. 10:42)
b) Existe uma tendência natural de nos ocuparmos demasiadamente com aquilo que é futilidade.
c) Nos aproximamos muitas vezes do Senhor por desejo egoísta e não por necessidade espiritual. (Fp. 2:21)
d) Nossa relação com Deus precisa ser evidenciada com atitude disponível no orar, ler e meditar nas escrituras, servir ao outro e viver em santidade.
CONCLUSÃO: Como esta a sua visão espiritual ? Estas enxergando em sintonia com o mestre? Quando lhe falta forças para prosseguir qual tem sido a sua atitude no lidar com os problemas? Qual lugar a oração, o livro sagrado e a devoção tem ocupado em sua vida?
Que Deus faça de você um homem ou uma mulher que estejam sempre disponibilizados para se comprometerem com a sua obra.
Pr. Carlos Norberto da Silva